Os blogs que encontramos pela internet, atualmente, não trazem mais aquelas características típicas dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais.
Grande parte dos blogs, hoje, são voltados ao jornalismo. E jornalistas de renome nacional passaram a utilizar o blog como ferramenta para, principalmente, informar os leitores. Dentre os blogs mais visitados na internet, encontramos pelo menos dois, que pertencem à jornalistas renomados.
A professora de webjornalismo e jornalista Pollyana Ferrari, em entrevista recente, disse que a experiência de um blog jornalístico é fundamental. “Não só para treinar a linguagem, mas para criar o hábito diário de se reciclar, navegar”, conta.
Pollyana ainda afirma que a convivência do jornalista com a web contribui para o aperfeiçoamento das ferramentas, já que, segundo ela, o primeiro passo para entender a blogosfera é navegar muito. “O blogueiro realmente incorpora o bordão 24×7. Sete dias por semana, 24 horas ligado”, diz.
O blog pode ter atualização constante, coisa que os jornais impressos não podem. Além disso, é possível a interação de várias mídias em um único lugar. É o que se chama de convergência de mídias.
Outro aspecto interessante, e que diferencia o blog dos outros veículos tradicionais de mídia, é a interatividade. Através dos comentário, é possivel que haja maior interação entre leitores e jornalistas, os responsáveis por produzir os textos. Essa comunicação entre o emissor e o receptor dão uma dinâmica produtiva, já que, através dela, é possivel saber quando um assunto agrada, ou não, ao público.
Leia também:
Jornalistas Multimídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário